Pintura em tecido rosa passo a passo
Como pintar rosas em tecido
Essa postagem acompanha vídeo que você pode assistir AQUI.
Precisava pintar um pano de copa e para variar, risquei rosas, pois são as minhas flores favoritas sem sombra de dúvida, desde que comecei a pintar em tecido, sempre sonhei em pintá-las e treinei muito, minhas tentativas,estão todas registradas aqui no blog (veja aqui minha galeria de trabalhos com rosas), que já tenho há dez anos, minha evolução, erros e acertos estão aqui para quem desejar conhecer e eu realmente gosto de ter minha evolução toda guardada e documentada com carinho, eu continuo em aprendizado, treino e estudo constante, pois a pintura em tecido exige que se mantenha a prática e o exercício, mas a cada nova rosa, uma felicidade e a certeza que o caminho percorrido, valeu a pena e para compartilhar com vocês, fiz o passo a passo dessa rosa e vocês encontram também o risco e as cores desse trabalho, espero que seja útil, muito obrigada e sejam sempre bem vindos, acompanhem abaixo o passo a passo.
Guia de cores pintura em tecido rosas
Sombreado em clareador, verde maçã, verde seco e verde pinheiro.
Folhas em verde pinheiro, em algumas clarear com verde pistache, em outras com mostarda e iluminar com branco, nervuras com verde pântano.
Folhas avulsas com verde seco e verde pistache juntos no pincel e diluidos em diluente, galhos em verde pântano.
Rosas da esquerda para a direita:
- Vermelho queimado, rostinho de boneca e branco.
-Vermelho queimado, amarelo canário e branco.
-Vermelho queimado, rose e branco.
Veja AQUI vídeo dessa rosa
Como pintar rosa em tecido passo a passo
Após riscar e sombrear o desenho, aplique uma camada generosa de clareador.
Com a cor vermelho queimado, faça as sombras no centro, miolo e pétalas, observe a imagem para compreender as áreas de sombra.
Com a cor rostinho de boneca (cor nova da acrilex) continuar as áreas de sombra, faça tbm algumas sombras na parte superior , para destacar as pétalas que serão feitas no miolo, usando o vermelho queimado.
Agora comece a fazer as luzes da rosa, os chamados cortes, comece pela parte de cima e com a cor branca faça vírgulas para ambos os lados, deixe a tinta do lado de fora do pincel.
Nesse passo, faça três meias luas bem abaixo do miolo, para marcar a profundidade da rosa, use a cor branca.
Ainda com a cor branca, faça as pétalas da lateral e a de baixo, as pinceladas devem se encaminhar para o centro da rosa.
Complete o miolo da rosa com vírguas de ambos os lados, observe a imagem, fican em mpedia três camadas de pétalas nessa região.
E está pronta a nossa rosa!
Espero que tenha sido útil!
Se preferir ampliar o entendimento assista o vídeo dessa rosa AQUI.
Risco alternativo para treino e estudo das rosas!
Sugestão de cores:
Faça o sombreado bem suave em azul celeste e clareador
Folhas em verde oliva e verde pistache, ilumine com branco.
Rosas em clareador, caramelo nas áreas de sombra, completar com amarelo ouro e faça as luzes com branco, acrescente, folhas avulsas com verde pistache e galhos com sépia e branco.